40With 75 years of experience in the production, commercialisation and distribution of bakery goods, rooted in the “heart of Minho” in North Portugal and its traditions, Vieira de Castro gained a unique identity which has become consolidated over the years by the quality of its products and services.

50Após um abrir de portas bem-sucedido, a Confeitaria A. Vieira de Castro vivencia, durante a década de 1950, um processo de consolidação e reconhecimento público que ultrapassará, indiscutivelmente, os limites do concelho. Se, por um lado, a confeitaria chega cada vez mais longe no território, por outro, está cada vez mais perto dos seus clientes e consumidores, marcando presença no quotidiano das famílias e nos momentos mais especiais. Confirmando aqueles que viriam a ser os valores fundamentais da empresa, é nesta década que vamos assistir a novos rumos no seu trajeto, através de um reforço na divulgação doestabelecimento e dos seus produtos, e de um investimento fervoroso na capacidade produtiva.

60 Como um engenho afinado, a Fábrica de Confeitaria e Pastelaria A. Vieira de Castro vai laborar até ao limite da sua capacidade, sabendo transformar, durante os anos de 1960, as restrições nacionais e as dificuldades internas em oportunidades únicas de mudança. Do estrangeiro vêm a inspiração e as novas peças, que vão imprimir maior intensidade ao ritmo produtivo e força ao trajeto empresarial, projetando a marca para uma nova era de progresso. Em linha com a herança industrial do território, a fábrica ganha, assim, um novo fôlego através de uma reorientação do negócio e da entrada formal da segunda geração na condução do seu destino.

70 Embalada pelo movimento da linha do biscoito, a Vieira consegue, durante os anos de 1970, arrancar de forma efervescente com a produção de bolachas, conquistando não só um novo segmento produtivo, mas também três sabores determinantes para o seu futuro. Convertendo o salão em loja, a empresa mantém a venda dos artigos de mercearia fina e incorpora, na sua rota de comercialização, os novos produtos, de rápido e aperfeiçoado fabrico, dando resposta às emergentes ânsias de consumo. Mesmo em tempos de revolução e de profunda mudança nacional, a firma preserva a tendência para o reforço da potência e da eficiência produtivas e dá os primeiros passos na sua modernização organizativa e na expansão da atividade.

80 Dotada de uma capacidade produtiva assinalável, a Vieira lança mão, nos anos de 1980, a um conjunto de saberes teóricos e técnicos que a empurram para uma nova era de informação, qualidade e rigor. Desafiando o risco, expande as suas infraestruturas e movimenta cargas cada vez mais avolumadas, adaptando-se aos mais modernos canais de distribuição nacional. Por outro lado, e seguindo o apanágio da época, a empresa aposta também no fabrico e comunicação audaz dos seus produtos de valor acrescentado, associando-os a mensagens apelativas e sonantes capazes de despertar a preferência dos consumidores.

90 Com instalações modernas e renovadas, e uma visão ousada, a Vieira vence, desde o início da década de 1990, as dificuldades de distribuição no mercado interno, levando os seus produtos além-fronteiras.
Marcada por um ciclo de fortes mudanças na sua constituição, a empresa abandona as infraestruturas originais e passa a acolher novas perspetivas, vitais para o embate do seu negócio com um mundo cada vez mais globalizado. Revendo a política de gestão e a estratégia comercial, a firma modifica a imagem, aposta numa marca histórica e continua dedicada ao lançamento de novos produtos, adaptando as suas receitas aos paladares das mais diversas culturas.

00 Com quase sessenta anos de experiências e desafios vividos, assinalados em marcos datáveis que são o fio condutor entre o passado e o presente, a tradição e a inovação, o local e o global, a Vieira entra no novo milénio com uma visão determinada. Agora, no mais acelerado dos séculos, desenhamos aqui um outro olhar sobre a história desta empresa familiar assente em fundamentos renovados que a projetam para o futuro.
Sem nunca perder o rosto, a Vieira redefine a sua missão, contando com uma estrutura ampliada e fortalecida, com padrões ainda mais elevados de qualidade, tornando-se mais sólida e flexível para responder eficazmente aos desafios dos mercados globais.
Mais sustentável e competitiva, a empresa intensifica a sua estratégia de internacionalização acentuando os eixos da inovação e da diferenciação na sua cultura organizacional. Respeitada pela sua competência e premiada pelo seu saber-fazer, a empresa reforça os laços de confiança com os seus parceiros, reconhecendo neles um fator importante para o seu sucesso.